DevOps, Continuous Delivery e Release Automation para Oracle

Desenvolvemos projetos para implantação de práticas de DevOps, Continuous Delivery e Release Automation em ambientes Oracle.

DevOps é algo que muitos líderes de TI já estão investindo pesadamente, ou aumentando sua prioridade como item a ser focado. Tecnologias como Oracle E-Business Suite, banco de dados ou BI podem não ser a primeira coisa que vem à mente ao pensar no DevOps

As empresas muitas vezes enfrentam problemas de entrega de software ou desafios relacionados ao custo, velocidade e qualidade. Por exemplo, problemas associados ao provisionamento e manutenção de ambientes, movendo mudanças entre ambientes e tratando interrupções em ambientes de teste e produção. Muitas vezes, a TI é vista pelo negócio como um centro de custo versus uma organização bem equipada para impulsionar a inovação e o valor. Muitos dos problemas são o resultado de processos manuais e scripts ineficazes. Em muitos casos, há uma visibilidade limitada do que está sendo executado em todos os ambientes, quando as coisas mudam, e assim por diante. E a falta de controles para garantir processos repetitivos. Basicamente, muitas organizações de TI têm processos que são muito caros, propensos a erros e mais arriscados do que deveriam ser.

Entra o DevOps!

 

Então, o que é o DevOps? Em um nível superior, o DevOps é uma seção transversal de cultura, processo e tecnologia que se concentra na colaboração e comunicação entre Desenvolvimento, Operações de TI e outros papéis, tais como Quality Assurance e Release Management. Do ponto de vista da tecnologia, o coração do DevOps é a automação dos processos associados à entrega de software.

O DevOps tem suas raízes na tentativa de identificar e corrigir o conflito subjacente que existe porque o Desenvolvimento e a Operação são conduzidos por diferentes objetivos e metas. As equipes de desenvolvimento são encorajadas por coisas como inovação, velocidade, facilidade de fazer alterações ou adicionar recursos e, em grande medida, ser tão auto-suficiente quanto possível. Por outro lado, as equipes de Operações tendem a valorizar a estabilidade e a disponibilidade de sistemas e ambientes e buscar o planejamento com mais rigor do que muitos grupos de desenvolvimento. Segurança, controles e saber o quê, onde, quem e quando é sempre prioridade da equipe de operações. As práticas e ferramentas do DevOps ajudam a melhorar a forma como o Dev e o Ops trabalham juntos e abordam as falhas resultantes do chamado Conflito DevOps.

Ao considerar uma estratégia abrangente do DevOps, temas como Cloud, Continuous Delivery, Continuous Integration, Agile e Automation, precisam ser incluídos. Nós também precisamos ter certeza de que há foco nas pessoas e mudanças culturais que são necessárias para um maior impacto possível.

Em última análise, o que realmente nos interessa são os benefícios que resultam das pessoas, do processo e das ferramentas associadas ao DevOps. Os benefícios incluem:

  • Tempo de lançamento mais rápido
  • Melhor satisfação do cliente
  • Melhor qualidade do produto
  • Versões mais confiáveis
  • Melhor produtividade
  • Maior habilidade para construir a solução certa

Quando se fala sobre mudar para abordagens mais rápidas, melhores e mais econômicas para entregar software, as empresas estão em diferentes pontos ao longo da jornada. Muitos clientes da Oracle estão operando com processos mais tradicionais, automação limitada e muitos ambientes locais. Os clientes geralmente querem se mover para adotar abordagens mais ágeis e contínuas para a entrega.

 A Aggrandize acredita que é fundamental que os clientes comecem com algo pequeno, ao invés de usar uma abordagem de big bang para estabelecer DevOps e práticas de CD. As ferramentas que eles usam devem apoiar esta mudança gradual da esquerda para a direita, facilitando a melhoria no tempo

Automação é a âncora para DevOps, Continuous Delivery, e agilidade de condução para a empresa. Também é fundamental ter controles e visibilidade incorporados em nossos processos. Exemplos incluem segregação de responsabilidades, agendamento robusto, inclusão de aprovações no processo de mudança e exibição de painéis e relatórios que visam O que, onde, quem e quando da pipeline.

De forma a trazer todos os benefícios do DevOps para seus cliente a Aggrandize firmou parceria com a empresa americana Flexagon para disponibilizar ao mercado brasileiro o produto FlexDeploy.

Com o FlexDeploy, os usuários obtêm o conjunto de “visibilidade-controle-automação” que é tão importante na implementação de uma solução do DevOps e na mudança para entrega de software melhor, mais rápida e mais barata. Remova qualquer um desses três (imagine visibilidade e automação sem controles!) E você tem uma receita para o desastre. Com o FlexDeploy, sua equipe de TI pode re-inovar com as tecnologias da Oracle que você conhece e confia, e deixa de gastar muito tempo apagando incêndios e trabalhando manualmente.

O FlexDeploy ajuda os clientes a  entregar um software de melhor qualidade mais rápido, com menos custo e risco, ganhando e mantendo uma vantagem competitiva.

Conheça o FlexDeploy  e tenha o maior ROI com implantação da cultura DevOps.

Quer saber mais?
Entre em contato conosco!